sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Carne de Hambúrguer Caseira

Oi amores! Finalmente apareci por aqui e trazendo uma receita super fácil e bacana, como diz o título... a carne de hambúrguer caseira! Tcharãaaaan!

Vi algumas receitas e no fim das contas não segui nenhuma, apenas usei um pouco de cada receita que mais gostei e cheguei na minha que deu super certo. Muitos sabem que eu não costumo ingerir carne bovina ou suína, então optei pelo frango na receita, mas use o tipo de carne de sua preferência.

Então, vamos aos ingredientes e ao modo de preparo?

Ingredientes
- 1kg de frango descongelado (ou semi descongelado)
- 2 ovos (ou duas claras se quiser algo mais fit)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- salsa e cebolinha a gosto
- orégano a gosto (opcional)
- pimenta do reino a gosto (opcional)
- sal a gosto
- um pouquinho de azeite
- 4 colheres de sopa de farinha de aveia (se não encontrar a farinha de aveia, substitua por aveia em flocos finos)
- 1 colher de farinha de mandioca (opcional)


Modo de Preparo
Não tem muito mistério para o preparo, você vai por o frango no processador e por a cebola dividida em dois ou quatro pedaços, em seguida os dentes de alho também pela metade ou amassados se preferir.

Quando a cebola e os dentes de alho se misturarem bem ao frango, acrescente a salsa e cebolinha, o orégano, a pimenta e o sal. Caso queira acrescentar algum outro condimento de sua preferência, essa é a hora!

Em seguida acrescente os ovos (ou as claras) e um pouquinho de azeite. Continue processando.

Agora, acrescente a farinha de aveia (ou a aveia em flocos) e a farinha de mandioca. Deixe bater bem até virar uma espécie de pasta. Quando tiver com uma consistência que faz lembrar a de um patê, até um pouco mais consistente, está pronto para modelar.


Como modelar meu hambúrguer?
Você vai precisar de uma sacola plástica limpa (dessas transparentes que a gente usa quando compra legumes) e papel alumínio!

Primeiro de tudo, corte a sacola nas laterais deixando o fundinho dela junto e abra um pedaço de papel alumínio próximo de onde vai abrir seu hambúrguer.
Com o auxílio de duas colheres você vai pegar uma porção da mistura com uma colher e raspar com a outra, colocando em cima do plástico.
Em seguida vai fechar o plástico, cobrindo a massa e alisar suavemente para que a mistura se espalhe e forme um hambúrguer.

Para retirar do plástico basta segurar por baixo com cuidado para não virar o plástico e a massa cair, e virar em cima do papel alumínio e pronto, seu primeiro hambúrguer está pronto! Coloque de dois a quatro hambúrgueres no papel alumínio e feche fazendo uma espécie de trouxinha. Leve ao freezer/congelador.
Faça o mesmo com o resto da massa.

Dica: a massa recém feita fica bem mole e difícil de manusear e difícil até mesmo de soltar no grill ou frigideira. Aconselho que espere dar uma congelada superficial para conseguir transferir de um local para outro sem deformar o hambúrguer ou fazer uma meleca só, igual aconteceu comigo. haha

passo a passo


Esta medida de receita me renderam 16 hambúrgueres! Uma quantidade razoável e suficiente para congelar.

Espero que tenham gostado da receita!
É simples e fácil, e você sabe que está tudo limpinho e o que tem no que está comendo!
Tem alguma outra receita de carne de hambúrguer que costuma fazer? Conta pra mim!

Beijos da Rapha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e dar sua opinião! Volte sempre!